17 outubro 2010

Rival ou Inimigo

Crónica de António-Pedro Vasconcelos in Master Groove



Perante o silêncio cúmplice com que a Direcção do SCP e a maioria dos comentadores afectos ao clube de Alvalade acompanharam, nestes últimos anos, os castigos do processo do Apito Final e as absolvições do Apito Dourado, muitas vezes me tenho perguntado: será que já não há sportinguistas decentes, que não confundem o RIVAL com o INIMIGO?

Nestes últimos anos, depois de Dias da Cunha ter denunciado o SISTEMA e ter chamado os bois pelos nomes, a cumplicidade com o FCP por parte das direcções que se lhe seguiram (Filipe Soares Franco e, agora, Bettencourt) foi demasiado evidente: o inimigo era o Benfica e tudo o que servisse para atacar o Glorioso era bem-vindo, nem que para isso tivessem que pactuar com a batota e associar-se ao clube cujo presidente se gaba de ter deixado Bettencourt de mão estendida e lhes levou o Ruben Micael, o Moutinho e mesmo o treinador que eles julgavam que iam exibir este ano como um D. Sebastião: o Villas-Boas. E tudo o Porto levou!

A cumplicidade era tão grande que houve quem julgasse que a sigla SCP queria dizer Sporting Clube do Porto! Até ao ano passado, o SCP calou-se: não comentou os escandalosos resultados do Processo, não falou das escutas, pactuou com arbitragens indecentes, porque teve o segundo lugar garantido, e porque alguns sportinguistas sem brilho nem brio preferiam um segundo lugar várias vezes do que um primeiro de vez em quando! Desde que o Benfica ficasse atrás!

Esta cegueira e esta obsessão reduziram o nosso grande rival a um clube de bairro, mergulhado numa crise de onde não se vê como vão sair, condenado a disputar um lugar na Europa ao Braga, ao Vitória de Guimarães ou ao Marítimo.

Mas, desde o ano passado, a coisa ganhou foros de delírio. Perante a evidência de um futebol brilhante, um treinador vitorioso e uma equipa confiante e ganhadora, que passeava a sua superioridade e sua classe pelos relvados, e que, sem batota, teria deixado os outros clubes muitos pontos atrás, era preciso arrasar o RIVAL, apoiando a vergonhosa campanha do FCP, matraqueada todos os dias com mentiras repetidas sobre os túneis e o andor, e que, à falta de argumentos, ressuscitava a indecorosa campanha contra o Calabote e reeditava a caluniosa campanha do “Clube do Regime”!

Nos tempos da Guerra Fria, os comunistas chamavam, com desprezo, aos que os apoiavam sem pedir nada em troca os “Idiotas úteis”.

E, desde o ano passado, houve comentadores que se prestaram miseravelmente a essa vassalagem. Ora, de há umas semanas para cá, quiçá por efeito da divulgação das novas escutas, houve alguns sportinguistas que acordaram e devolveram a decência à instituição: foi o caso do Jorge Gabriel, do Daniel Oliveira, do Alfredo Barroso e do José Diogo Quintela, que assinaram nos jornais e proclamaram na rádio que as escutas os indignavam e que, ao contrário do que outros vendem, a equipa do Sporting também foi prejudicada por arbitragens viciadas que a afastaram do título em épocas recentes. Aleluia!

É tempo de os sportinguistas, mesmo que a sua Direcção se cale, perceberem que só poderão voltar a ser um grande clube quando a VERDADE DESPORTIVA voltar ao futebol, e isso implica aliar-se ao Benfica na luta pela independência dos órgãos que irão superintender à Arbitragem e à Disciplina e à decência dos seus membros, na próxima estrutura da Federação!

Sem isso, os nossos clubes vão continuar a ter que redobrar o esforço desportivo e financeiro para ganhar no campo contra todas as forças que, dentro e fora dele (a violência à volta dos estádios, os corredores do poder, os túneis, o apito e as bandeirinhas) fazem todos os possíveis para incendiar Lisboa e manter o poder no Norte.

ACORDEM LEÕES! OU SERÁ QUE ACHAM QUE, PARA ELES, VOCÊS NÃO SÃO MOUROS?!

9 comentários:

MG disse...

Caro FR1X, publicaste este artigo tirado do nosso Blog, e tudo bem.
Mas deves fazer referencia ao Link dele, não sei se notaste, mas foi escrito exclusivamente para Master Groove.

Abraço,

MG

mastergroove2010.blogspot.com

MG disse...

Já agora, respeita o título original:
"Rival ou Inimigo"

obrigado

Abraço
MG

FR1X disse...

Por acaso tirei do blog "SLB Crónicas & Imagens", com o título que referi.
Não referi a origem, como aliás faço em todas as crónicas que publico (Ricardo Araújo Pereira, Miguel Góis, Leonor Pinhão) precisamente porque não era aí referida e eu a desconhecia. Se repararem, numa prévia publicação que fiz, no dia 7 de Outubro, também do António-Pedro Vasconcelos, e retirada do vosso blog, fiz referência ao mesmo logo no início.

Obrigado pelo reparo. Deixo feitas as correcções, ainda assim, caso pretendam, removerei o post.

Saudações Gloriosas.

MG disse...

obrigado e
Benfica Sempre

Abraço
MG

FR1X disse...

Já agora, peço desculpa pelo sucedido...

Saudações.

Manuel Oliveira disse...

Gloriosos amigos, não se zanguem!
Pelos vistos já está tudo esclarecido e em paz, ainda bem.

Abraços.

MG disse...

amigo Manuel, heheh
qual zanga qual quê? heeh
são pequenissimos lapsos que acontessem, e não mais que isso. Rectificam, naturalmente e pronto.
O IMPORTANTE mesmo é o:
GLORIOSO BENFICA, SEMPRE.

Abraço para ti e para FR1X.

MG

mastergroove2010.blogspot.com

MG disse...

por falar em lapsos: é "acontecem" e não como escrevi.
heheh, só reparei quando li, no email.

FR1X disse...

Não menos importante, e que me esqueci de referir:
EXCELENTE artigo que o A-PV vos escreveu, MG.
Tem-me surpreendido bastante.

Abraço a todos.

P.S.: Já estou a seguir o teu blog, MG. Notei que, por lapso, ainda não o fazia. Parabéns pelo bom trabalho.

Enviar um comentário